Graduação




Duração: Mínima - 8 semestres
Currículo em implantação a partir do 1° Semestre de 2007

Alteração curricular em implantação a partir do 2º semestre de 2009

Grau OutorgadoBacharel em Ciências Contábeis
Coordenador do Curso: Prof. José Manoel da Costa
Encontros Presenciais para Teleaulas: uma vez por semana na unidade conveniada

Objetivos: 
Formar profissionais capazes de compreender as questões científicas, técnicas, sociais e financeiras em âmbito nacional e internacional e nos diferentes modelos de organização; Apresentar domínio das responsabilidades funcionais, no que se refere a apurações,auditorias, perícias, arbitragens, noções de atividades atuarias e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, com a utilização de inovações tecnológicas e sistemas de informação necessários.

Perfil Profissional:O perfil profissional que se deseja para o aluno concluinte do Curso Superior em Ciências Contábeis pelo Sistema de Ensino Presencial Conectado – SEPC, é: ser proficiente no uso da linguagem contábil como meio eficaz de desempenhar suas atividades profissionais; na visão sistêmica, interdisciplinar da atividade contábil, ser capaz de elaborar pareceres e relatórios que contribuam para o desempenho eficiente e eficaz de seus usuários; de analisar e implantar com sucesso sistemas, eficientes e eficazes, de informação contábil e de controle gerencial; exercer com ética as atribuições e prerrogativas, que lhes são prescritas através de legislação; ter formação profissional dotada de competências e habilidades que viabilizem aos agentes econômicos e seus prepostos tomada de decisões corretas; ter capacidade e preparo para assimilar a cultura e objetos organizacionais e interpretar as tendências de mercado, sem perder de vista a dimensão das questões éticas, humanas e sociais; ter compreensão das especialidades da profissão contábil, sendo capaz de absorver a massa de informação necessária para se tornar especialista em qualquer uma das áreas de ação da profissão; ter conhecimento técnico e científico para exercer a atividade contábil nas micro, pequenas, médias e grandes empresas, públicas ou privadas

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Criação: Resolução CONSEPE 557/06 de 25/09/06
           Resolução CONSEPE 195/09 de 10/07/09
Reconhecimento: Protocolo e-MEC 200803849
Mensalidade - Consulte o valor no Pólo de Apoio Presencial >>




Duração: Mínima - 7 semestres
Currículo em implantação a partir do 1° Semestre de 2007

Alteração curricular em implantação a partir do 1º semestre de 2009

Grau Outorgado: Licenciado em História
Coordenadora do Curso: Profª Érica Ramos Moimaz
Encontros Presenciais para Teleaulas: uma vez por semana na unidade conveniada
Objetivo:
Capacitar ao exercício do trabalho de Historiador e da Docência, por meio do pleno domínio da natureza dos conhecimentos históricos e das práticas essenciais de sua produção e difusão, nas diferentes concepções metodológicas que referenciam a construção de categorias para a investigação e a análise das relações sócio-históricas.
Perfil do Egresso:
Por meio da formação interdisciplinar, o profissional estará em condições de suprir demandas sociais específicas, relativas ao seu campo de conhecimento, no magistério, preservação do patrimônio, assessorias a entidades públicas ou privadas nos setores culturais, artísticos, turísticos e outros segmentos afins. Ter domínio dos conteúdos básicos que são objeto de ensino e aprendizagem como também o domínio dos métodos e técnicas pedagógicas que permitem a atuação docente de forma inovadora e ética.

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Criação: Resolução CONSEPE 560/06 de 25/09/06 
           Resolução CONSEPE 177/09 de 23/06/09 
Reconhecimento: Protocolo e-MEC 200803850
Mensalidade - Consulte o valor no Pólo de Apoio Presencial



Licenciatura em língua portuguesa e respectivas literaturas
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Duração: Mínima - 7 semestres
Currículo implantado a partir do 1° Semestre de 2006

Alteração curricular em implantação a partir do 2º semestre de 2009

Grau Outorgado: Licenciado em Letras com habilitação em Lingua Portuguesa e respectivas literaturas
Coordenadora do Curso: Profª Ana Maria de Souza Valle Teixeira
Encontros Presenciais para Teleaulas: uma vez por semana na unidade conveniada


Objetivo
Formar profissionais licenciados em Letras, com capacitação para o exercício profissional como professores, pesquisadores, críticos literários, revisores de textos e assessores culturais.

Perfil do Egresso:
O Egresso do Curso de Graduação em Letras Vernáculas – Habilitação em Português e Literaturas de língua portuguesa - da UNOPAR, considerando-se a sua formação qualitativa, terá o perfil profissional compatível com a demanda do mercado em diferentes campos de trabalho, de acordo com a proposta das Diretrizes Curriculares da Comissão de Especialistas de Ensino do MEC. O egresso do curso poderá atuar, no ensino, como professor e/ou pesquisador em disciplinas ligadas a estudos lingüísticos e literários. Nas empresas como revisor de textos em língua portuguesa, dentre outras atividades que requeiram competências e habilidades ligadas a estudos lingüísticos e literários afetos à língua portuguesa e como assessor cultural em instituições públicas ou privadas.


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Criação: Resolução CONSEPE 438/05 de 19/09/05           Resolução CONSEPE 178/09 de 23/06/09

Reconhecimento: Protocolo e-MEC 20076073


Língua espanhola - licenciatura
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Duração: Mínima -8 semestres
Currículo implantado a partir do 1° Semestre de 2011
Grau Outorgado: Licenciado em Língua Estrangeira-Espanhol e Respectivas Literaturas
Coordenadora do Curso: Profª Ana Maria de Souza Valle Teixeira
Encontros Presenciais para Teleaulas: uma vez por semana na unidade conveniada


Objetivo
O curso de graduação em Letras – habilitação: Licenciatura em Língua Espanhola e Respectivas Literaturas, da Unopar, tem como objetivo formar professores de Língua Espanhola para atuar na educação básica – séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Para isso, são estudados os processos de variação e mudanças linguística, sociocultural, ideológica e histórica relativos à língua. O curso de Letras – Espanhol da UNOPAR propicia que o acadêmico compreenda os diversos aspectos da linguagem, desde a gramática da língua, por meio da análise de sua estrutura e da compreensão de sua história, bem como, a literatura, expressão da arte e cultura. O curso de Letras objetiva formar profissionais compromissados com a sua função de professor de língua espanhola, que explorem as diferenças linguísticas de cada região de forma crítica e reflexiva e
 em consonância às exigências do mercado de trabalho.

Perfil do Egresso:
Ao concluir o curso de Letras – Espanhol na Unopar, o profissional estará habilitado para atuar no magistério – educação básica - nas séries finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano ou 5ª a 8ª séries) e ensino médio, como professor de Língua Espanhola e Respectivas Literaturas, nas escolas da rede pública e privada, de acordo com a proposta das Diretrizes Curriculares da Comissão de Especialistas de Ensino do MEC. Pode ainda atuar nas empresas como revisor de textos em língua portuguesa, dentre outras atividades que requeiram competências e habilidades ligadas a estudos linguísticos e literários afetos à língua espanhola e como assessor cultural em instituições públicas ou privadas.


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Duração: Mínima - 8 semestres
Alteração curricular em implantação a partir do 1° Semestre de 2010.
Duração: Mínima - 7 semestres
Currículo implantado a partir do 1º semestre de 2006
Grau Outorgado: Licenciado em Pedagogia
Coordenadoras do Curso: Profª Samira Fayez Kfouri Silva e Prof. Melina Klauss.
Encontros Presenciais para Teleaulas: uma vez por semana na unidade conveniada

Objetivos:
O Curso de Pedagogia tem como propósito formar professores para atuar no exercício da docência, na educação infantil, nas séries iniciais do ensino fundamental e em disciplinas pedagógicas dos cursos de nível médio, na modalidade Normal e de Educação Profissional, na área de serviços e apoio escolar e em outras em que disciplinas pedagógicas que estejam previstas, no planejamento, execução e avaliação de programas e projetos pedagógicos em sistemas e unidades de ensino.

Perfil do Egresso:
Ao concluir o curso de Pedagogia na UNOPAR os profissionais da educação, estarão habilitados a atuar no magistério da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental, podendo atuar ainda, nas diversas áreas da educação formal e não formal com compreensão ampla e consistente do fenômeno e das práticas educativas que se dão em diferentes âmbitos e especialidades, bem como na gestão desses espaços educativos.

Guia de Percurso - 3 anos e meio
Guia de Percurso - 4 anos
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Criação: Resolução CONSEPE 437/05 de 19/09/05
           Resolução CONSEPE 179/09 de 23/06/09 

Reconhecimento: Protocolo e-MEC 20076071




Duração: Mínima - 8 semestres
Alteração curricular em implantação a partir do 1° Semestre de 2008 

Duração:
 Mínima - 7 semestres
Currículo em implantação a partir do 1° Semestre de 2007
Grau Outorgado: Bacharel em Serviço Social
Coordenadora do Curso: Profª. Adarly Rosana Moreira Goes
Encontros Presenciais para Teleaulas: uma vez por semana na unidade conveniada 

Objetivos:
Capacitar o profissional de Serviço Social para atuar nas expressões da questão social, para a formulação e implementação de propostas de intervenção para seu enfrentamento com capacidade de promover o exercício pleno da cidadania e a inserção criativa dos usuários do Serviço Social no conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho.
Perfil do Egresso:
O profissional estará apto a elaborar, executar e avaliar planos, programas e projetos na área social ; planejar organizar e administrar benefícios e serviços sociais; realizar pesquisas que subsidiem formulação de políticas e ações profissionais; prestar assessoria e consultoria a órgãos da administração pública, empresas privadas e movimentos sociais em matéria relacionada às políticas sociais e à garantia dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade; realizar visitas, perícias técnicas, laudos, informações e pareceres sobre matéria de Serviço Social.

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Criação: Resolução CONSEPE 558/06 de 25/09/06 
           Resolução CONSEPE 180/09 de 23/06/09 

Reconhecimento: Protocolo e-MEC 200803851
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Duração: Mínima - 6 semestres
Currículo em implantação a partir do 1° Semestre de 2008
Grau Outorgado: Tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas
Coordenador do Curso: Prof. Everson Matias de Moraes
Encontros Presenciais para teleaulas: uma vez por semana na unidade conveniada

O  aluno ingressante a partir do 1º semestre de 2010, ao integralizar o 5º semestre, num total de 1.900 (hum mil e novecentas) horas, recebe o Certificado de Qualificação Profissional em Nível Tecnológico em de Analista de Suporte Técnico.
Objetivos:
Formar profissionais com domínio do uso da informática e da computação como ferramenta e apoio na geração da informação. O curso apoia-se em objetivos como o desenvolvimento da capacidade crítica e reflexiva do aluno fundamentada em valores de responsabilidade sócio-ambiental, de ética e cidadania.

Perfil do Egresso:
O Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas analisa, projeta, documenta, especifica, testa, implanta e mantém sistemas computacionais de informação. Esse profissional trabalha também com ferramentas computacionais, equipamentos de informática e metodologia de projetos na produção de sistemas. Raciocínio lógico, emprego de linguagens de programação e de metodologias de construção de projetos, preocupação com a qualidade, usabilidade, robustez, integridade e segurança de programas computacionais são fundamentais à atuação desse profissional.

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Criação:Resolução CONSEPE 648/07 de 05/09/07
          Resolução CONSEPE 181/09 de 2306/09
Reconhecimento: Protocolo e-MEC 200902372
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Duração: Mínima - 5 semestres
Currículo implantado, com início a partir do 1° Semestre de 2004

Alteração curricular em implantação a partir do 2º Semestre de 2009

Grau Outorgado: Tecnólogo em Processos Gerenciais.
Coordenador do Curso: Prof. Bruno Scaramuzza
Encontros Presenciais para teleaulas: uma vez por semana na unidade conveniada

O  aluno ingressante a partir do 1º semestre de 2010, ao integralizar o 4º semestre, num total de 1.480(hum mil quatrocentas e oitenta) horas, recebe o Certificado deQualificação Profissional em Nível Tecnológico de Assistente de Operações e Mercado.

Objetivos:

O Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais pelo Ensino Presencial Conectado - tem como objetivo geral, formar profissionais habilitados a atuar em pequenas e médias empresas, no planejamento, na organização, gerência, na elaboração de projetos e no controle de processos administrativos.

Perfil do Egresso:
O Curso Superior em Tecnologia em Processos Gerenciais propõe formar um Tecnólogo, profissional da área de Gestão, capacitado para atuar em pequenas e médias empresas enquanto articulador da organização e da dimensão interdisciplinar das áreas do conhecimento em gestão; com formação para atuação crítica da realidade empreendedora e capacitado para a ação nas organizações de pequenas e médias empresas. O profissional egresso pode atuar em planejamento, implantação, coordenação e controle dos trabalhos nos campos da gestão em geral, assim como em áreas especificas da administração e seleção de pessoal, organização, análise, métodos e programas de trabalho, orçamento, administração de material e financeira, administração mercadológica, administração de produção, relações industriais, bem como outros campos em que estes se desdobrem ou com os quais sejam conexos.

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Criação: Resolução CONSEPE 305-A/2003 19/12/03
           Resolução CONSEPE 185/09 de 23/06/09

Reconhecimento: Portaria MEC/SEED nº 25/11 Data
(D.O.U.) 19/05/11

 
Duração: Mínima – 2 anos e meio
Currículo implantado a partir do 2° Semestre de 2004

Alteração curricular em implantação a partir do 1º semestre de 2011 
Duração: Mínima –2 anos. Novo Formato

Grau Outorgado: Tecnólogo em Marketing
Coordenador do Curso: Profª. Eliane Zanoni
Encontros Presenciais para teleaulas: uma vez por semana na unidade conveniada.

A partir de 2011, o curso está organizado em blocos curriculares independentes favorecendo a flexibilização curricular.
 Novo Formato
O aluno ao completar os blocos curriculares: Fundamentos de Marketing, Composto Mercadológico e o bloco curricular – Analises e Decisões em marketing, totalizando 1.200h, recebe o certificado de qualificação profissional em nível tecnológico de Assistente de Pesquisa de Marketing.
Ao finalizar o curso, cumprindo 1680h, o aluno recebe odiploma de Tecnólogo em Marketing.

Objetivos:
Formar e atualizar profissionais tornando-os capazes de gerenciar as relações da empresa com seus respectivos mercados-alvo, buscando a eficácia através de decisões estratégicas de marketing relacionadas ao produto, ao ponto de venda e demais empresas do canal de marketing, da comunicação integrada de marketing e das decisões relacionadas ao preço.

Perfil do Egresso:
Ao final do Curso o aluno deverá ser capaz de: identificar as necessidades atuais e tendências de mercado, a partir do entendimento e utilização dos diferentes recursos do meio empresarial; Desenvolver a capacidade analítica, a consciência para avaliar as conseqüências das decisões e a sensibilização quanto à importância da geração de informações nas organizações; Identificar vantagens competitivas e oportunidades a partir do conhecimento do mercado, das organizações e do ambiente; Entender os processos decisórios e fatores que influenciam no comportamento do cliente; Utilizar diferentes técnicas de Marketing, a partir de uma concepção sistêmica e estratégica; Otimizar os canais de distribuição e potencializar as atividades voltadas à promoção; Reconhecer a importância da gestão de produtos e da administração de vendas para o sucesso de ações mercadológicas; Conhecer as tecnologias utilizadas pelos meios de comunicação e propor seu melhor aproveitamento no sentido de se obter uma comunicação integrada; Utilizar pesquisas de Marketing no processo de obtenção de informações mercadológicas e Planejar, implementar e controlar Planos de Marketing, baseados em técnicas de gerenciamento de projetos. 

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Criação: Resolução CONSEPE 321/04 de 24/05/04
            Resolução CONSEPE183/09 de 23/06/09

Reconhecimento: Portaria MEC/SEED nº 21/11 Data
(D.O.U.) 13/05/11


 
Duração: Mínima - 2 anos e meio
Currículo em implantação a partir do 1° Semestre de 2008

Grau Outorgado: Tecnólogo em Gestão Ambiental
Coordenador do Curso: Prof. Ewerton de Oliveira Pires
Encontros Presenciais para teleaulas: uma vez por semana na unidade conveniada.
Alteração curricular em implantação a partir do 1º semestre de 2011
Duração: Mínima - 2 anos e meio. Novo Formato
A partir de 2011, o curso está organizado em blocos curriculares independentes favorecendo a flexibilização curricularNovo Formato
O aluno ao completar os blocos curriculares: Fundamentos da Gestão Ambiental, Análise Ambiental Integrada, Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental e o bloco curricular – Planejamento e Meio Ambiente, totalizando 1.560h, recebe o certificado de qualificação profissional em nível tecnológico de Agente de Proteção Ambiental.
Ao finalizar o curso, cumprindo 2080h, o aluno recebe odiploma de Tecnólogo em Gestão ambiental
.
Objetivos:
Formar profissionais aptos a liderar pessoas e gerenciar problemas que envolvem o meio ambiente, assim como seu desenvolvimento sustentável. A formação multidisciplinar propicia a compreensão da complexidade das questões ambientais como também suas relações com a sociedade e seu desenvolvimento. O curso apóia-se em objetivos como o desenvolvimento da capacidade crítica e reflexiva do aluno fundamentada em valores de responsabilidade sócio-ambiental, de ética e justiça.
Perfil do Egresso:
O Tecnólogo em Gestão Ambiental planeja, gerencia e executa as atividades de diagnóstico, avaliação de impacto, proposição de medidas mitigadoras - corretivas e preventivas - recuperação de áreas degradadas, acompanhamento e monitoramento da qualidade ambiental. Regulação do uso, controle, proteção e conservação do meio ambiente, avaliação de conformidade legal, análise de impacto ambiental, elaboração de laudos e pareceres são algumas das atribuições desse profissional. Pode elaborar e implantar, ainda, políticas e programas de educação ambiental, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida e a preservação da natureza.

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 Oferta a partir de 2011/1
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Criação: Resolução CONSEPE 649/07 de 05/09/07
           Resolução CONSEPE182/09 de 23/06/09

Reconhecimento: Protocolo e-MEC 200902373
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Duração: Mínima - 5 semestres
Currículo implantado a partir do 1° Semestre de 2007

Alteração curricular em implantação a partir do 2º semestre de 2009

Grau Outorgado: Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos
Coordenador do Curso: Prof. Ulysses Januzzi 
Encontros Presenciais para teleaulas: uma vez por semana na unidade conveniada 


O  aluno ingressante a partir do 1º semestre de 2010, ao integralizar o 4º semestre, num total de 1.500(hum mil e quinhentas) horas, recebe o Certificado de Qualificação Profissional em Nível Tecnológico de Analista de Treinamento e Desenvolvimento.
Objetivos: 
Formar Tecnólogos em Gestão de Recursos Humanos por meio do desenvolvimento das competências e habilidades relacionadas às novas performances da gestão de pessoas, considerando as transformações da sociedade contemporânea e das mudanças de paradigmas enfrentadas pelas organizações. Para tanto, capacita o aluno a analisar, aperfeiçoar, sugerir e implementar novos modelos de gestão de pessoas, de forma criativa e responsável, promovendo o desenvolvimento de competências. Estimula a utilização de valores éticos e o desenvolvimento das habilidades de comunicação interpessoal e liderança, incentivando o espírito empreendedor para que o Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos seja capaz de assumir riscos e inovar, em busca da qualificação e desenvolvimento do capital humano dentro das organizações.

Perfil do Egresso: 
O Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos atua em organizações de pequeno, médio ou grande porte, públicas ou privadas, e pode assumir diferentes funções no mercado de trabalho, tais como: Analista, Coordenador, Gerente de Recursos Humanos, entre outras. O profissional também pode atuar em diversos subsistemas de gestão de pessoas, que envolvem: a administração de benefícios, cargos e salários; políticas de motivação; recrutamento e seleção; treinamento e desenvolvimento organizacional; avaliação de desempenho e clima organizacional; administração de conflitos; planejamento estratégico; implementação de programas de qualidade de vida no trabalho; gestão de carreiras, etc. A capacidade de envolver as pessoas nas estratégias e objetivos da empresa, a compreensão das práticas existentes e suas implicações são requisitos fundamentais para o Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos.

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Criação: Resolução CONSEPE 562/06 de 25/09/06 
           Resolução CONSEPE 184/09 de 23/06/09 

Reconhecimento: Protocolo e-MEC 200804839
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Duração: Mínima – 3 anos
Currículo em implantação a partir do 1° Semestre de 2010

Grau Outorgado:
 Tecnólogo em Gestão Hospitalar
Encontros Presenciais para Teleaulas: uma vez por semana na unidade conveniada

O curso está organizado em blocos curriculares independentes favorecendo a flexibilização curricular. 
O aluno ao completar os blocos curriculares: Fundamentos de Gestão, Políticas de Saúde, Gestão Administrativa de Serviços de Saúde, Gestão Financeira em Saúde e o bloco curricular - Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde, totalizando 2000h, recebe o certificado de qualificação profissional em nível tecnológico de Chefe de Serviços de Saúde.
Ao finalizar o curso, cumprindo 2500h, o aluno recebe odiploma de Tecnólogo em Gestão Hospitalar


Objetivos:
O Tecnólogo em Gestão Hospitalar atua nos processos de planejamento, organização e gerenciamento dos serviços de saúde, sendo público ou privado, como, hospitais, clínicas, planos de saúde, laboratórios, além de outros serviços. Através dos conhecimentos adquiridos está preparado para controlar e organizar processos de compras, controle de custos, bem como acompanhar e supervisionar contratos e convênios. Embasado em princípios éticos, humanizados e técnicos, está apto a compor quadros gerenciais nos mais diversos setores de saúde, organizando equipes de trabalhos, identificando prioridades e implementando ações inovadoras ao serviço.

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